Translate

«A Cadeira de Rodas é Uma das Minhas Melhores Amigas»




João Matias! É este o nome de uma pessoa extraordinária que aqui vos dou a conhecer! Nasceu com uma malformação congénita de nome «Spina Bifída», que o faz ter a cadeira de rodas como uma das suas melhores amigas, mas isso é apenas um pormenor…Não existem barreiras para quem ousa realmente acreditar nos sonhos…

Descrição da malformação congénita para quem não conhece, basta carregar aqui:



RAIO X:
Nome: João Matias
Idade: 29 ano
Naturalidade: Benedita
Profissão: Modelo e Agente.

Margarida Menezes: Como te defines enquanto pessoa?

João Matias:  Não me defino, pois o que sou hoje, espero ser sempre melhor amanhã! Sou uma constante busca da perfeita e imperfeição do que sou, mas posso dizer que sou uma pessoa multipotêncialista (alguém com muitos interessasses e habilidades) onde me procuro sempre reinventar, e onde gosto de usar a minha criatividade. 




Margarida Menezes: Estás numa cadeira de rodas mas isso não impede de viveres a vida intensamente. Qual o segredo para essa actividade toda? 

João Matias: Estou numa cadeira de rodas, mas a cadeira de rodas sendo uma das minhas melhores amigas, não me define nem me tolda a personalidade, nasci com uma característica congénita, a Spina Bifída, que apenas me possibilita andar de forma diferente de ti.


«Sou um curioso da vida e por não saber que era impossível fui lá e fiz! Assim, realizo tudo o que quero na vida!» 

Margarida Menezes: Que conselhos poderias dar a pessoas que têm algum tipo de deficiência física e que se acham incapazes de realizar sonhos?

João Matias: Costumo dizer que não há uma receita, e que não sou exemplo para ninguém, cada um trabalha com o seu próprio “fuso horário”. As pessoas conseguem lidar com situações apenas de acordo com o seu próprio tempo. Trabalha com o teu próprio tempo, e serás feliz! Os teus colegas, amigos, e conhecidos mais jovens podem parecer estar “à frente” e outros podem parecer estar "atrás”. Não os invejes...Eles estão no seu próprio tempo. E tu estás no teu. Tu não estás atrasado, nem adiantado, estás exactamente na hora certa, o nosso tempo é sempre agora para o concretizar de sonhos!

Margarida Menezes: A nível sentimental, já sentiste algum receio ou desconforto em estares com alguém devido à tua condição física? Ou achas que isso não influência em nada?

João Matias: No meu caso não tem influenciado em nada, como disse e repito a cadeira de rodas não faz parte da minha personalidade e só me tem ajudado, leva-me a todo o lado, até tem a vantagem podes ir ao meu colo...! 



As pessoas é que na sua maioria têm tendência a pegarem sentimentalmente por coisas que são passageiras, o corpo envelhece, as opiniões mudam, os gostos também, porque o ser humano é uma constante evolução, então para mim vale escolher uma pessoa para partilharmos o mesmo sorriso, aquela que te faz rir e que compreenda a tua visão do mundo, não igual à tua mas parecida, e isso basta para se complementarem. Isto que digo não são só palavras de circunstância, na prática também é assim, e não pensem que não gosto do meu corpo, gosto, gosto de mim como sou e tenho uma auto-estima elevada, vou ao ginásio, sinto-me bem comigo próprio...mas também vou envelhecer tal como tu, e por isso procurar alguém pelo que é eterno, e não apenas momentâneo. 

Margarida Menezes: Quais os teus projectos, ou sonhos para o futuro?

João Matias: Tenho vários projectos por concretizar, o meu filme «Born to Fly» estrear em Portugal, vem aí o lançamento de um livro, uma marca e também um site, não tenho receio de divulgar projectos pois trabalho para os concretizar, depois o meu sonho maior é viver a vida, porque a minha vida tem sido um verdadeiro sonho! 




Margarida Menezes: Qual a mensagem que gostavas de deixar ao mundo?

João Matias: Por não saber que era impossível, eu fui lá e fiz! 


Obrigada pelo teu exemplo João, pela tua força, pela tua energia, por saberes viver a vida como ela realmente deve ser vivida. Intensamente. Vives a vida com o coração, com a emoção, realizas os teus sonhos e inspiras todos a fazê-lo. És um raio de sol no mundo.
Margarida Menezes





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo