Translate

Do Sendentarismo ao Podio...Acreditar..Agir...Concretizar...


Tiago Jaqueta nem sempre teve o corpo que o espelho hoje reflete. Numa junção entre corpo e mente hoje em dia é este o resultado! Vamos conhecer um pouco melhor o homem que está por detrás do atleta. De  pés bem acentes no chão, mas com o olhar que reflete aquilo que o seu coração manda.


Raio X

Nome: Tiago Estevam Jaqueta
Idade: 27 anos
Profissão: Vigilante, personal trainer e "mental coach"
Naturalidade: Sesimbra

 

Margarida Menezes: Como te defines como pessoa?

Tiago Jaqueta: Sou um homem/rapaz de ideias vincadas e com convicções bem definidas, tenho a minha ideologia de vida mas estou sempre pronto a aprender com os outros. Não existe apenas e só uma maneira de ser feliz, se tivesse de escolher uma palavra para mim seria, empreendedor.







 
Margarida Menezes: És uma pessoa que certamente não passa despercebida na rua. Como começas-te a desenvolver assim o teu corpo?

Tiago Jaqueta: Não sei até que ponto será assim, a pessoa passa despercebida se fizer por isso, penso eu. Eu sempre pratiquei desporto, desde karaté, patinagem, natação, e mais a sério, futebol. E eu entre os meus 19 e os 22 anos não pratiquei qualquer desporto, a não ser, o levantamento do copo. Durante estes três anos tive uma vida sedentária e saia a noite sempre umas 2 ou 3 vezes por semana. Por vezes os  meus amigos convidavam-me para jogos de futebol entre nós, e um dia comecei a perceber que a minha condição física era péssima. Na casa dos 20 fazia dois ou três sprints e sentia-me a morrer.








Decidi que tinha de praticar algum desporto, e inscrevi-me no ginásio de uns amigos meus. Logo de início fui super bem acompanhado e orientado por eles. Tive sorte de ter amigos que já faziam musculação. E o bichinho começou a nascer, comecei a ter aquela vontade de querer aprender. E aqui estou eu passados quase 5 anos, a vontade de apreender é cada vez maior.




«A minha preocupação é aprender e evoluir intelectualmente, o físico é apenas uma consequência do que aprendo todos os dias.»


 Claro que estaria a mentir se dissesse que não me gosto de ver ao espelho, mas isso até quem não faz desporto gosta de estar bem esteticamente. No meu caso, neste momento e desde sempre nunca pratiquei por uma questão de auto- estima.

 
Margarida Menezes: Que cuidados tens com a alimentação no teu dia-a-dia?

Tiago Jaqueta: A minha alimentação é regrada, eu tenho um preparador que prepara o meu dia-a-dia desde o momento que acordo até que me deito. Mas basicamente será uma dose baixa de proteína e alta em hidratos de carbono na offseason (época de ganhar peso/massa muscular) e o inverso na época de "cut". Os alimentos andam sempre entre carnes brancas e peixes brancos, arroz branco, batata branca, batata-doce, alguns peixes gordos e carne vermelha. A base é sempre isto, depois há pequenos pormenores que já dependem de muitos factores, gorduras boas, gorduras más, tudo é contado ao pormenor.



«Mas o meu caso não é exemplo para quem procura saúde no desporto. Eu procuro competir, e nem este nem nenhum desporto de alta competição promove saúde, e engana-se quem pensa que sim.»


Margarida Menezes: A nível de treino para quem começa qual o conselho ou conselhos que darias?
Tiago jaqueta: Primeiro pensar num desporto que goste e se sinta bem em praticar, de nada vale praticar desporto se ao fim de duas semanas já não temos vontade de sequer estar perto, quanto mais de praticar. É importante mantermos motivados a treinar, por isso aconselho a escolher algo que gostem. Depois disso sim, se a escolha for frequentar um ginásio, procurem sempre ter um "PT" ou algum responsável de sala com vocês. Ter um profissional connosco é garantidamente mais de meio caminho para obter bons resultados, ao invés de fazermos o que lemos na Internet, treinos milagrosos e dietas milagrosas. Procurem sempre ser orientados por um profissional. E aconselho a não seguirem o meu exemplo, e que procurem apenas saúde e bem estar. Se optarem tal como eu por querer competir, seja em que desporto for, que sejam adultos e acarretem com as consequências que isso pode trazer ou não.


Margarida Menezes: Costumas participar em concurso de culturismo certo? Qual o objectivo?

Tiago Jaqueta: Este Campeonato Nacional foi a minha primeira prova, nunca tinha participado. Pessoalmente propus a mim mesmo que depois desta prova o objectivo seria ser campeão nacional num período máximo de 5 anos, se for antes melhor, mas a ideia é esta. Primeiro quero ser o melhor cá, de nada vale começar a ir competir lá fora se ainda nem cá sou bom. Mas isto é o meu ponto de vista. O que virá depois já só saberei responder nessa altura. Sou muito pés na terra, um dia de cada vez, com planos claro, mas a viver ao máximo cada segundo sem entusiasmos ou sofrimentos por antecipação.

Margarida Menezes: A nível pessoal e sentimental com os aspecto atrativo que tens achas que é mais fácil as meninas «caírem-te aos pés»? Ou achas que o aspeto físico neste campo amoroso não faz diferença?
Tiago jaqueta: Claro que sim que ajuda, mas sou obrigado a dizer alguns clichés. O exterior atrai e o interior conquista, tu podes ser uma pessoa super atraente, mas isso só dura 15 minutos, depois tens de ter alguma coisa para dizer ou então perdes o interesse. Penso que ninguém quer passar o resto da vida com uma pessoa linda de morrer mas que não vai ter nada para nos dizer.



Margarida Menezes: Mudarias alguma coisa no teu corpo?

Tiago Jaqueta: Tudo e nada, como pessoa sinto-me satisfeito, como atleta nós nunca estamos satisfeitos. Estamos sempre à procura de melhorar este ou aquele ponto, e é uma constante, por mais que evoluas, nunca te sentes satisfeito. E nunca sentirei, quem pratica culturismo, quanto mais depressa perceber isso, mais há vontade estará para evoluir como atleta e ter uma boa sanidade mental. Porque se entrar em obsessão, é melhor escolher outro desporto ou as coisas podem correr muito mal.



«Nunca confundir obsessão com dedicação»

 

Margarida Menezes: De uma forma geral achas que existe preconceito em relação às pessoas que gostam do «culto do corpo» na sociedade? Já te sentiste descriminado?

Tiago Jaqueta: Claramente. O tabu é enorme. Penso que nos últimos anos as pessoas começaram mais a aderir e já se vê um olhar diferente, mas ainda é maior a percentagem que tem preconceito e não compreende. Mas no meu ver o problema também está em parte no que perguntaste. No meu caso eu não faço culto do corpo, essa é uma ideia completamente errada. Eu gosto mesmo de competição, e quero ser o melhor.


«Como um futebolista treina e joga para ser o melhor, e ninguém lhe mete uma etiqueta a dizer que faz o culto da bola pois não?»







E depois como existem pessoas que apenas frequentam ginásios pelo culto do corpo, englobam toda a gente no mesmo saco, culturistas e essas pessoas que apenas querem impressionar uma miúda/o na praia ou na discoteca. Depois como regra geral são pessoas sem conhecimentos básicos de nutrição e treino, ou até mesmo de endocrinologia, fazem inúmeros erros que muitas vezes prejudicam a saúde deles irreversivelmente.


E esses sim dão mau nome a quem pratica musculação. A diferença é que eu pratico fisioculturismo, não pratico apenas musculação, e fisioculturismo engloba um mundo inteiro de áreas, é muito mais que pegar num alter e tomar um batido. Isso é muito redutor, quem pensa isso. Desta forma vamos abrir as mentalidades.






Muito Obrigada Tiago Jaqueta pelo teu exemplo e dedicação, desejo que alcançes todos os teus sonhos e que sejas sempre uma inspiração.


Margarida Menezes



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo