Translate

Ajuda de Mãe...25 anos a ajudar Mães e os seus Bebés...


Olá meus amores, hoje trago para todos vocês, uma associação que já existe à mais de 25 anos e que ajuda mães/jovens adolescentes grávidas a encontrarem o apoio, o suporte que necessitam, que ajuda e encaminha a um novo rumo, um rumo certamente mais feliz, mais acompanhado, mais humano. Falei com a querida Madalena Teixeira que é um Anjo naquela associação e quem muito contribui para a Ajuda de Mãe ser uma verdadeira família. Fiquem com a entrevista que se segue, e com todos os contactos de forma a puderem ajudar a associação, e a encaminharem alguém que poderá estar a precisar de alguma ajuda/orientação, não percam mais tempo, é muito importante sabermos olhar em nossa volta com olhos de ver... 




Margarida Menezes: Como nasceu a Ajuda de Mãe?

Madalena Teixeira: A Ajuda de Mãe nasceu em 1991, ideia de um grupo de pessoas da Sociedade Civil nomeadamente, um grupo de jovens pró-vida, preocupados em ajudar gravidas e Mães em dificuldades. 

Margarida Menezes: Quais as principais áreas  de actuação?

Madalena Teixeira: Ao longo dos anos de existência a AJM tem vindo a desenvolver vários serviços não existentes ou insuficientes na comunidade que agrupou em 5 grandes áreas: 

Atendimento/acompanhamento, formação, acolhimento de mães e bebés em 3 residenciais, inserção profissional, Escola do Arco( creche e pré-escolar).


Margarida Menezes: A associação acolhe mães solteiras nas suas instalações a nível permanente? Se sim, de que forma as tenta ajudar?

Madalena Teixeira: A AJM acolhe mães nunca a nível permanente, embora o tempo de acolhimento varie com a idade problemática e com a própria Mãe. 

A ideia subjacente a todo  acolhimento é trabalhar para que as mães sejam autónomas e consigam viver bem com os seus filhos.

As mães adolescentes devem frequentar a escola, as mães mais velhas devem integrar o mercado de trabalho ou acabar uma formação profissional.

De todas as casas é a Casa João Paulo II, para mães adolescentes e seus filhos, que tem um tempo de acolhimento maior precisamente porque as adolescentes precisam de tempo para acabar de crescer, amadurecer e conseguirem ser autónomas.



Margarida Menezes: Quais são as áreas de atendimento que a mulher grávida pode recorrer dentro da associação?  

Madalena Teixeira: Atendimento/acompanhamento social e consultas de psicologia. Claro que isto raramente é isolado pega sempre com a formação e o trabalho 

Margarida Menezes: Fale-me um pouco da escola móvel para mães. Qual o objectivo, como funciona e que idades atinge? 

Madalena Teixeira: A primitiva Escola Móvel, agora Escola de Mães, é uma parceria com o Projecto de Ensino à Distancia sediado na Escola Fonseca Benevides. 

É um projecto de combate ao abandono escolar para grávidas/ Mães adolescentes até aos 18 anos, e tem 2 componentes: Escolar e Tempos Livres.

As jovens frequentam as aulas na AJM através de uma plataforma digital, disponibilizada e gerida pela Escola e seguem um percurso escolar igual a qualquer aluno com os mesmos horários e exames.  As aulas são na AJM porque aqui têm acompanhamento psico-social. É o apoio da sala de bebés que fomenta a relação mães- bebés e a formação parental.

Nas ferias têm as actividades de tempos livres, um conjunto pensado para a aquisição de competências pessoais, sociais e parenteais com actividades formativas, lúdicas e de voluntariado.



Margarida Menezes: Como funciona a vossa área de reinserção «Mães à Obra?

Madalena Teixeira: Mães À Obra, é um espaço  de logística, em que as mães executam tarefas pagas à peça como forma de simultaneamente adquirirem regras de trabalho e ganharem algum dinheiro para as famílias.

Onde têm trabalhos para executar tais como: envelopagem, embrulhos, manipulação de brindes, acabamento de produtos e mesmo os produtos AJM, têm aqui uma possibilidade de ajuda.

Margarida Menezes: De que forma as pessoas podem ajudar a associação?

Amizade, Encaminhamento de Mães, Voluntariado, donativos em espécie e monetários.

Margarida Menezes: Qual o principal objectivo/sonhos que a associação tem para o futuro?

Madalena Teixeira: Que todas as Mães/famílias possam viver bem com os seus filhos.

Margarida Menezes: Quando olha para trás em relação a tudo que já viveu aqui na associação o que é que o seu coração destaca mais? 

Madalena Teixeira: 

Todas aquelas mães que apesar de muitas dificuldades foram em frente, tiveram e criaram os seus bebés. é uma alegria !

Madalena Teixeira Duarte


Carreguem aqui no link em baixo para conhecerem melhor a associação:




Ajuda de Mãe
Instituição Particular de Solidariedade Social
NIF 502 617 780
1350-026 Lisboa
Tel. 21 3827850
Fax. 21 3827859



Donativos ao abrigo da Lei do Mecenato - 0033 0000 00060328666 05
Ao preencher a sua declaração de IRS, pode contribuir para a Ajuda de Mãe. Indique o nosso número de contribuinte 502617780 para assim podermos beneficiar de 0,5% de consignação do IRS liquidado - não tem quaisquer encargos e está ajudar mães e crianças que precisam de si. Obrigada!

Obrigada querida Madalena e a todas as mães, crianças, bebés e famílias...
Sejam felizes...  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo