Translate

A Verdadeira Linguagem do Corpo «Attitude Dance Studios»


A dança para mim é a expressão mais profunda da nossa alma, existe até quem dance de olhos fechados para sentir mais intensamente, para enraizar mais o sentimento. A dança é o ritmo do corpo ao som da emoção. MM Menezes

A Attitude Dance Studios é um espaço na Amora (Seixal) onde desde o mais pequenino até o mais graúdo pode dar voz ao seu corpo e ritmo à sua alma nas variadas opções de dança que a escola tem. O que importa é não ficar parado! Já fixes-te a tua escolha? Então espreita aqui em baixo as opções os horários e põe-te a mexer!



Eu tive o prazer, ou melhor o gosto, porque prazer é outra coisa, de experimentar duas aulas cheias de sensualidade. Pole Dance e Burlesco!



Eu que desde sempre sofri com inseguranças, fraca auto-estima, timidez , vivi a recusar o crescimento do meu corpo e hoje aos 34 anos fui ousar enfrentar a minha sensualidade por vezes camuflada numa aula intensa e preenchida de sensualidade. E não é que adorei?




Em tempos aconselharam-me a fazer dança do ventre, de forma a eu tomar mais consciência do meu corpo, a saber soltar-me mais e a libertar os meus chakras, sim porque privei com uma jornalista da Visão que me disse que eu devia ter algum chakra bloqueado que me impedia de viver a sexualidade, e que a dança ia ajudar a desbloquear.

Na altura ouvi, achei curioso mas não segui o conselho, o certo é que continuou bloqueado mais uns anos…Desta forma e como sempre fiquei a pensar nas danças «sensuais» que podia experimentar, fui conhecer esta escola da Beta Martins responsável pelo espaço e professora de muitas das aulas da escola. (foto em baixo).




Confesso que adorei! Ao experimentar o Burlesco, encarei a personagem sensual e segura de mim, e desfilei no meio das cadeiras da sala, exibi as pernas com poses sensuais ao som da música e senti-me realmente poderosa! Quero repetir!

O Pole Dance confesso que foi mais risada que outra coisa, mas isto porque foi a minha primeira experiência ou seja a primeira vez que agarrei o varão! Tenho pouca força de braço e isso custou-me para elevar o corpo, mas tudo é uma questão de tempo, de treino e de persistência. Porque não se pode desistir ao primeiro tombo de nada na nossa vida…





Vamos conhecer de seguida e em primeiro lugar a Beta Martins que me concedeu uma entrevista de forma a conhecermos melhor a Attitude Dance Studios.




Margarida Menezes: Há quanto tempo existe a Attitude Dance Studios e como é que esta escola nasceu?

Beta Martins: Esta escola existe desde Janeiro deste ano de 2017 ou seja já tem cinco meses, aqui na Amora, concelho do Seixal.  Eu sempre morei em Almada e dei aulas em vários sítios. Acontece que tinha muitos alunos que como eu estava a dar aulas fora não tinham aulas comigo e então surgi-o esta oportunidade e até me contactaram para saber se eu queria ficar com esta loja que já estava montada e eu achei que era a oportunidade certa.

Margarida Menezes: Assim no geral quais são as aulas que existem na escola?

Beta Martins: Temos muitas! Temos Hip Hop, breakdance, danças latinas, burlesco, pole dance, zumba, dança do ventre, kizomba e afro hause.

Margarida Menezes: O que é que as pessoas mais procuram a nível de dança aqui na escola?

Beta Martins: Está muito na moda a Kizomba! Tem mesmo muita procura, mas todas as outras aulas estão compostas, a zumba tem muita gente, o afro-hause está também muito engraçada a aula e também se nota uma afluência grande de pessoas e junta adultos com crianças. As aulas estão todas a correr muito bem.

Margarida Menezes: As aulas que hoje tive o privilegio de acompanhar e fazer. Pole Dance e Burlesco. Achas que melhora na forma da mulher se olhar, em termos de confiança e auto-estima com o seu próprio corpo, visto ser uma aula cheia de sensualidade?

Beta Martins: Sim, muito! Sabes que eu dou aulas desde os 18 anos de idade, já lá vão 16 anos, e eu tenho visto uma evolução muito grande, não só na minha escola, mas também em aulas que eu dava em outros sítios, estas duas danças mais a dança do ventre inclusive são aulas que puxam muito pela feminilidade das mulheres e noto que elas sentem se mais vivas. Certas coisas que elas tinham presas dentro delas e não desenvolviam, se for preciso chegam aqui dentro destas quatro paredes e soltam-se enquanto em outro sítio qualquer isso não acontece. Por isso estas aulas também servem para nos aprendermos a libertar.

Margarida Menezes: E os homens aventuram-se neste tipo de dança?

Beta Martins: Olha, no burlesco não, na dança do ventre também nunca tive nenhum aluno, mas no pole dance sim, já tive um aluno e de vez em quando há um ou outro homem que me pergunta pelas aulas mas ainda não apareceram!

Margarida Menezes: Que conselho darias às pessoas que gostassem de experimentar este tipo de dança mas que têm vergonha ou de certa forma algum tipo de preconceito ou timidez?

Beta Martins: Eu acho que tudo é uma questão de tempo! No inicio com a dança do ventre era exactamente a mesma coisa, por exemplo quando eu comecei, porque eu fui das primeiras pessoas a fazer dança do ventre cá em Portugal também havia um preconceito muito grande que depois se perdeu. Quando a dança começa a ser mais conhecida perde-se essa ideia de negatividade em relação aquela dança especifica. Por exemplo aqui com o pole dance é a mesma coisa, no inicio também foi assim um pouco pior, mas como tanta gente veio experimentar e acabou por gostar e passa a palavra as coisas vão mudando. Ou seja, tens uma amiga que veio experimentar e gostou e passa a palavra à amiga e diz-lhe que não é preciso trabalhares numa casa de alterna ou alguma coisa do género para aprenderes pole dance, não tem nada a ver.

É uma modalidade que trabalha muito a força, a flexibilidade é uma modalidade mais acrobática do que propriamente com essa conotação, e a pessoa pode trabalhar o que quiser, pode trabalhar o lado mais sensual ou não, é ao gosto da pessoa. O que nós queremos aqui na escola é que a pessoa se sinta bem a dançar e a aprender ao seu ritmo.

Margarida Menezes: Também têm o Pole Dance kids?

Beta Martins: Sim, tenho e as crianças adoram! Eu não trabalho a parte da sensualidade com elas como faço com os adultos, com elas trabalho apenas a parte da acrobática. É uma aula muito engraçada. Venham experimentar!




No meio de tantas alunas, encontrei duas em especial que fazem da dança grande parte da sua vida, vamos conhecer.

Amy Silva 33 anos:




Margarida Menezes: Qual a aula ou aulas de danças que fazes aqui na escola?

Amy Silva: Aqui na escola, faço pole dance e burlesco, são mesmo as minhas aulas predilectas são mesmo essas.

Margarida Menezes: Há quanto tempo é que praticas?

Amy Silva: Eu pratico a serio desde Dezembro, porque comprei um pole para ter em casa, porque na altura não havia nada aqui perto para ter aulas de pole dance o que havia mais perto era em Lisboa e ficava bastante caro e para mim não dava, então preferi investir num pólo para ter em casa e puder treinar e praticar em casa.

Margarida Menezes: Então por isso essa força e qualidade toda que eu constatei há pouco não?

Amy Silva: Sim, em parte mas eu não treino só pole, tem a ver também com a força abdominal e eu treino muito essa parte, faço musculação, eu não tinha força de braço absolutamente nenhuma eu não me conseguia levantar é tudo uma questão de treino e força de vontade.

Margarida Menezes: Então ainda tenho esperança para mim?

Amy Silva: Sim. Qualquer pessoa consegue, não tem nada a ver se a pessoa é mais gordinha ou mais magrinha, baixinha ou alta, isso não tem nada a ver mesmo nada a ver! Nunca fiz dança na minha vida, gosto de fazer desporto mas fazia de longe a longe por isso é mesmo uma questão de começar e praticar.

Margarida Menezes: E porquê Burlesco e Pole Dance?

Amy Silva: Porque o burlesco ajuda na parte sensual, os movimentos a dança, e o pole ajuda na força, nos truques que aprendo a fazer e ajuda na agilidade também. A conjugação das duas para mim é a combinação perfeita!

Margarida Menezes: Em ti como mulher o que achas que mudou ao iniciares esta área da dança na tua vida? Sentes que ganhas-te mais auto-estima?

Amy Silva: Claro que sim, sentes-te com mais força, mais confiança, mais sensual sentes-te mais mulher!

Margarida Menezes: Qual o conselho que davas às pessoas que até gostavam de experimentar mas que têm timidez ou preconceito?

Amy Silva: Arrisquem! Façam nem que seja uma vez! É daquelas coisas que ou se ama ou se odeia, não existe meio-termo! Por isso venham mesmo experimentar porque vale mesmo a pena.





Whitney Falcão 23 anos:




Margarida Menezes: Qual a aula ou aulas de danças que fazes aqui na escola?

Whitney Falcão: Pole dance apenas. Porque sempre quis experimentar mas só havia aulas em Lisboa e a preços pouco acessíveis. Quando esta escola abriu surgiu a oportunidade de vir experimentar uma modalidade que alia a minha paixão pela dança com a necessidade de trabalhar a força e a flexibilidade.  

Margarida Menezes: Achas que como mulher praticar Pole Dance contribuo para a tua auto-estima? Para a tua segurança enquanto mulher?

Whitney Falcão: Em certa medida sim, porque é uma modalidade que nos faz ultrapassar barreiras físicas e psicológicas, fazemos coisas das quais não sabíamos ser capazes. 

Margarida Menezes: Qual o conselho que davas às pessoas que até gostavam de experimentar mas que têm timidez ou preconceito?


Whitney Falcão: O preconceito aqui é totalmente descabido. O pole dance, é um desporto. Por isso para quem gosta de exercitar o corpo e a mente esta é sem dúvida uma excelente opção. Muitas pessoas dizem que têm receio de experimentar porque não têm força, não têm flexibilidade, não têm idade... mas o pole dance não tem estereótipo, qualquer pessoa se pode juntar a nós, independentemente do peso ou idade, basta amar o que faz.




Obrigada a Attitude Dance Studios e à Beta Martins, assim como a todas as simpáticas e lindas alunas, aqui fica a página da escola é só cliclar:

https://www.facebook.com/attitudedancestudios/

Obrigada ao meu querido amigo e profissional de fotografia João Ramos. Para conhecerem o seu trabalho basta carregarem aqui:

https://www.facebook.com/joao.ramos.1690








Sejam felizes e sigam o vosso ritmo certo onde o amor esteja sempre presente...

Margarida Menezes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo