Translate

Queres por silicone? E Então?


Olá meninas, este artigo é inteiramente dedicado às nossas «mamocas», à pois é! Quem é que não gosta de usar um bonito decote, ou sentir-se mais sensual com as suas «melhores amigas» lindas, direitinhas, e a transparecerem saúde e vitalidade?

Uma mulher é e será sempre sensual e sexy, seja qual for o tamanho do seu peito, o importante é sentir-se bem, porque a beleza interior é a nossa beleza principal, e o que eu posso achar bonito ou sexy para mim pode não ser para o outro. Liberdade acima de tudo não é verdade? Gostos não se discutem!

Praticamente quem me conhece, sabe que eu em Maio de 2011 tive a honra de conhecer um profissional e um homem fantástico o Dr. Ângelo Rebelo, da Clínica Milénio. Desde já o meu agradecimento pelo excelente trabalho que fazem, e neste caso que me fizeram a mim e às minhas melhores amigas, as maminhas claro!

Ao Dr. Ângelo Rebelo e à sua equipa, o meu MUITO OBRIGADA!




Vou no entanto explicar de certa forma o procedimento e o que senti, antes, durante e depois da operação, visto muita gente ter curiosiedade sobre esta operação.


Algumas amigas, minhas e até amigos rapazes me questionaram sobre a mamoplastia de aumento, entre dúvidas, curiosidades e medos, aqui fica a minha experiência.  Apenas quero referir que cada pessoa é uma pessoa, todos nós somos diferentes e nem toda a gente reage da mesma forma a uma situação quanto mais a uma operação. Sim, porque isto trata-se de uma operação e tem riscos como qualquer operação, apesar de ser estética, não está livre de complicações, por isso é que é muito importante, até fundamental encontrar um Dr., e uma equipa com referências, valores e profissionalismo. 

Tal como não devemos entregar o nosso corpo a qualquer um, também não devemos colocar o nosso corpo nas mãos de qualquer «médico». 

«O nosso corpo é um templo sagrado e não deve ser tocado à toa»




Eu na minha adolescência pedi para não crescer, pedi ao universo para ser eternamente criança, recusava-me a aceitar o meu corpo e as transformações que ele estava a passar, acho que o meu pensamento foi tão forte que o meu desejo foi concedido. O meu peito não se desenvolver…Saiu ao pai como se costuma dizer…Mesmo assim a minha mãe queria que eu usasse soutien, ela dizia que se eu usasse aquela espécie de «colete-de-forças» com alças, o meu peito ia se desenvolver, ganhar forma, crescer, queria que eu comesse pele de bacalhau, porque diz que ajuda no desenvolvimento do peito, mas eu estava sempre em negação. Não queria ter peito, usar soutien, tinha vergonha…vergonha da mulher que me estava a tornar, quando eu ainda sentia-me uma menina…uma criança…Rejeição…Pura rejeição…
O tempo foi passando, eu fui crescendo e as minhas maminhas «pararam» nos 13/14 anos…Naquela altura não me faziam diferença, afinal de contas eu não queria crescer e desenvolver-me, apesar de por vezes dizer que queria ter 20 anos, mas isso eram fases.

Na altura da escola, do secundário, comecei a olhar para as «outras», e a sentir-me «inferior», menos bonita, menos sexy, menos mulher, mas afinal de contas não era isso que eu queria? Pois…era isso que eu dizia, mas não era isso que eu sentia, só que tinha vergonha de admitir, de assumir, que afinal de contas até queria ser feminina, até queria ter maminhas maiores, sentir-me bonita e desejada pelos rapazinhos que passavam por mim. Fechei-me em copas, isolava-me, o universo tinha realizado o que eu tinha pedido, mas como voltar atrás? Só me restava aceitar, aceitar e esconder, esconder o que não tinha…Nada de decotes…Os soutiens? Ah…com caixa! Pois claro…Podia não ter mas havia que parecer…
Os anos passaram, e a menina virou mulher, sempre me senti um patinho feio, e agia como tal, o que me dava vida, o que me dava luz era focar-me no amanhã, no futuro de que era lá nesse lugar distante que um dia ia sentir-me totalmente feliz e realizada comigo. Mas nessa altura ainda não sabia que o momento mais importante da nossa vida é o agora…

Posto isto, e indo directamente ao assunto, tive a sorte de em 2011 o Dr. Ângelo Rebelo patrocinar-me com umas maminhas novas, se não fosse patrocinada sinceramente não sei quando poderia realizar este meu sonho, este meu desejo de finalmente sentir-me mais mulher, mais bonita, mais confiante, por isso só tenho a agradecer a este grande profissional e grande ser humano porque se não fosse ele, provavelmente ainda estava a usar soutiens com arames/almofadas ou a por meias lá dentro! (Risos) …O pior é quando o tirasse…


Etapa 1:

O pré Operatório na minha opinião e experiência é muito simples, além dos exames que nos pedem para fazer, devido a saber se está tudo ok se a anestesia pode ser administrada. Esta fase caracteriza-se mais pelas emoções, sentimentos, desejos e duvidas que vai na nossa cabeça. Se vai correr tudo bem, se vou demorar a recuperar, se vão ficar perfeitinhas etc. No meu caso eu como sou uma pessoa demasiadamente optimista, e após ter feito os exames que me foram passados e estar tudo ok, senti-me motivada, ansiosa e confiante. Basta acreditar na vida, acreditar na sorte e tudo pode ser. O que eu queria mesmo era que o dia D chega-se.

Etapa 2:

No dia da operação e dando o exemplo de onde fui operada que foi na Clínica Milénio, visto outras clínicas ou médicos puderem usar outras formas de tratamento não menos dignas ou de valor, apenas diferentes. Entrei lá de manhã numa 4f por volta das 9h da manhã e sai com o meu pé por volta das 13h da tarde. Sim, leram bem…não há internamento…Perfeito não é?

  • Anestesia local
  • Sem internamento
  • Com a cicatriz colocada dentro da aréola (nesta localização há melhor cicatrização, com menos probabilidades de fazer cicatrizes.
  • Pode-se apanhar sol directo na cicatriz passado três a quatro semanas.
  • È colocada por detrás da glândula mamária, e não por detrás do músculo, assim fica um aspecto mais natural, é bem mais tolerada, causa menos dor e incómodo e menos complicações
  • Com próteses de gel coesivo de silicone, redondas e de alto perfil.

Pós-operatório:

O resultado desta operação apesar de ser imediato não é definitivo, porque as mamas vão inchar, e vão estar maiores do que o previsto logo a seguir à cirurgia, e começam a desinchar a partir da primeira semana, e obtêm o tamanho normal pelas quatro semanas após a operação.

Pode haver complicações?

Sim, claro que pode é uma OPERAÇÃO!
Em princípio o resultado é bom, mas ninguém pode garantir isso, e na consulta é passada toda essa informação verbalmente e por escrito, relativamente ao que pode acontecer com as próteses de gel coesivo de silicone. Estas complicações são comuns a qualquer tipo de prótese e não tem a ver com a silicone.  


No meu caso eu tive uma contractura capsular na mama esquerda. O que é isto? Devido ao facto de a prótese ser um material estranho ao organismo, a sua reacção natural é isolá-lo, formando para isso uma fina membrana de tecido conjuntivo que rodeia completamente a prótese. Essa membrana chama-se cápsula fibrosa. Não tem qualquer problema e acontece com todas as próteses.

Em alguns casos embora se desconheça o porquê, esta cápsula pode contrair-se à volta da prótese, comprimindo-a o que torna a mama dura e incómoda, pode ser até dolorosa e incomodativa, ou seja a isto chama-se: contractura capsular. É imprevisível, e pode aparecer em qualquer altura, a mim apareceu me logo nas primeiras semanas após a operação, mas recorri ao Dr. e com o tratamento adequado tudo foi resolvido no menor espaço de tempo e nunca mais voltei a ter. 
Alguns dos medos e dúvidas:

Rotura da Prótese: Serás que as minhas próteses podem se romper a fazer ginástica, ou movimentos bruscos? Ou até mesmo andar de avião?

Bem, é assim em primeiro lugar as próteses são sujeitas durante o fabrico a testes de resistência muito elevados, desta forma é muito pouco provável, mas não impossível, depende é da situação, nomeadamente: 

traumatismos, instrumentos cirúrgicos, contractura capsular, manipulação extremamente vigorosa da mama, capsulotomias fechadas ou ainda, causa desconhecida.  Uma cirurgia de revisão é fundamental nestes casos, para substituir as próteses. Esta situação não ocorre com as próteses de gel coesivo de silicone.
O tamanho certo, qual será?

Depois da avaliação o médico dá a sua opinião, no meu caso o médico optou por 400 ml, devido a eu ter a «caixa larga», na altura achei exagerado, mas com o passar do tempo vi que está perfeito, porque se tivesse menos possivelmente não ia se notar muito. O meu conselho é deixarem o médico dar realmente a sua visão, porque ele sabe fazer a junção entre o que o paciente quer e o melhor para si.


Verdades/Mitos:


  • Cicatrizes praticamente não existem, quando se coloca pela aréola que é a maioria dos casos, não se leva pontos, a pele vai fechando naturalmente.
  • As próteses podem durar a vida toda, não havendo problemas e têm uma garantia de qualidade de 30 anos dada pelo fabricante, mas não quer dizer que tenham de ser mudadas nessa altura.
  • Pode se dar de mamar, e pode se engravidar à vontade
  • Pode haver alterações de sensibilidade no mamilo sim, mas são provisórias. 
  • Deve-se fazer sempre exames mamários após a operação
  • Anestesia local
  • Só é aconselhado conduzir passado três dias da operação

No meu caso em particular depois da operação, apenas senti desconforto a dormir, porque tinha que dormir de barriga para cima, para não sufocar as minhas novas maminhas, e ao virar-me de lado parecia que tinha duas almofadas no lugar do peito, mas era por uma boa causa!

Tive que fazer exercícios de braços para ajudar a pele a esticar, mas se vos disser que no dia seguinte à operação estava eu quinta-feira à noite no cinema toda direitinha a comer pipocas não acreditariam certo? Mas é a mais pura verdade...

Com ou sem silicone o importante é ser feliz...

Podem ler todos estes conselhos e outros mais no livro do querido Dr. Ângelo, que tive o gosto de receber.

Aceder à página da Clínica Milénio basta carregar aqui:

https://www.clinicamilenio.com/

Agradecer à revista Vidas do Correio da Manhã, por ter acompanhado a minha operação em vídeo e em fotografia, através de uma reportagem no dia da operação.

Reportagem em vídeo Margarida Menezes

O ridiculo é não seguirmos os sonhos...Sejam felizes...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo