Translate

Paulo Oliveira...Escritor...Horizontes Poéticos...


Hoje tenho para todos vós Paulo Oliveira, escritor/poeta, um homem de talentos que vão ter todo o gosto em conhecer melhor. Venham daí ler esta entrevista cuja estrada é bastante poética e cheia de surpresas... 


Nome: Paulo Oliveira
Data Nascimento: 09/02/1982
Naturalidade: São Jorge de Arroios, Lisboa
Profissão: Comercial/Poeta/Escritor


Margarida Menezes: Desde quando é que começou a sentir gosto pela poesia?

Paulo Oliveira: O gosto pela poesia começou cedo, quando eu tinha 13/14 anos sob a influência da minha mãe e irmão que também escreviam.
No entanto, o bichinho nasceu na escola quando uma professora na altura lançou o desafio para escrever algo em poesia para o aniversário do estabelecimento de ensino em questão.


Margarida Menezes: Tem algum poeta de referência? Se sim, qual e porquê?

Paulo Oliveira: Poetas de referência são vários desde Camões, passando por Garrett e mais recentemente e dos nossos tempos o Manuel Alegre.
Ambos são ou foram excelentes escritores, cada um em seu tempo. Camões um mestre da literatura criativa que escreveu uma das maiores obras mundiais e reconhecida por todo o mundo como é o caso de Os Lusíadas.  Garrett posso dizer que foi mais dramaturgo que poeta mas lançou obras que são inspiradoras para nós poetas como é o caso de Folhas Caídas ou as Viagens na minha terra.
Já mais recentemente, Manuel Alegre que escreve como ninguém e lembro-me de um livro que li à uns tempos que se chamava se não estou em erro " 20 poemas para Camões". 

Isto tudo para dizer que são inspiradores e são estes grandes homens que nos fazem escrever e elevar a escrita pelo Mundo fora.



Margarida Menezes: Acha que em Portugal a poesia ainda é bastante apreciada? E em termos de divulgação?

Paulo Oliveira: Não acho que em Portugal a poesia seja assim tão apreciada

Nem todas as editoras lançam este tipo de género literário visto dizerem que não vende. Não são todas as camadas etárias que apreciam a escrita criativa, a poesia. 

Gostava que mais jovens a pudessem apreciar assim como eu comecei a gostar de ler, declamar e escrever.
Em termos de divulgação é muito vaga. No meu caso, utilizo as minhas páginas oficiais no facebook para o fazer e para chegar mais além, algo que tem dado frutos, pois tenho tido vários convites para eventos, presenças na rádio, entre outros.

Margarida Menezes: Em que é que se inspira para escrever?

Paulo Oliveira: Sinceramente? Inspiro-me na vida, no mar... gosto muito de ir até à Caparica e ficar sentado numa esplanada a ver o mar e o horizonte. Transmitem a calmaria que o poeta precisa para se inspirar em algo para se escrever. 

Às vezes a inspiração vem dos outros mas a motivação de escrever mais e melhor vem de dentro de nós.

Margarida Menezes: Fale-me um pouco do livro «Horizontes Poéticos» que creio que foi o primeiro livro a ser lançado, certo?

Paulo Oliveira:  O que posso falar sobre a obra Horizontes Poéticos? Horizontes Poéticos, foi a minha primeira obra editada, que neste momento já vai na segunda edição e que a meu ver tem tido uma grande aceitação por parte do público. Atrevo-me mesmo a dizer que está a ser um sucesso, algo que nunca pensei que acontecesse para alguém que não era conhecido.  

No entanto, Horizontes Poéticos é um livro que fala sobre o Amor, sobre a vida, sobre a família e onde homenageio alguns amigos próximos. É um livro que para quem gosta de verdadeira poesia deveria adquirir e degustar cada letra, cada rima.



 A poesia é isto! Costumo dizer que a  leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.




Margarida Menezes: Em termos de projectos literários ou em outros campos, quais os projectos que tem na manga, se é que pode desvendar?

Paulo Oliveira: Em termos de projectos futuros tenho alguns que posso desvendar, já não são segredo para ninguém e já os promovi através da minha página no facebook.

Em primeiro lugar, estou para entrar em estúdio para gravar um CD de Poesia com uma percentagem de cada venda a reverter para a Associação Voa - Inclusão para a Deficiência (Associação do Sobral de Monte Agraço).

Neste projecto conto com as vozes dos Actores Ruy e João de Carvalho, Luís Aleluia e Vítor de Sousa que se juntaram a mim neste projecto solidário.




Para além deste projecto discográfico, realizarei uma exposição de 30 Novembro a 7 de Dezembro no Auditoria da União de Freguesias Laranjeiro e Feijó, onde retratarei alguns poemas misturados com fotos alusivas aos mesmos.
No entanto, está na calha uma segunda obra....pelo menos matéria já existe !

Margarida Menezes: Uma mensagem que queria deixar a quem o segue e ao universo em geral?

Paulo Oliveira:  Em primeiro lugar, agradecer a todos os fãs e amantes da poesia que seguem a minha página, blogue, site, e dizer-vos que sem vocês não conseguia atingir a projecção que comecei a ganhar. 

É o vosso carinho, as vossas partilhas que me fazem continuar a ser quem sou e a escrever para vocês mais e melhor.
Em relação a quem tem receio em mostrar-se ao mundo, digo-vos de coração aberto, só custa dar o primeiro passo.


Nunca desistam dos vossos sonhos, e como diz o poema " O sonho comanda a vida e enquanto um homem sonha o mundo pula e avança, como uma bola colorida nas mãos de uma criança".



Quem quiser aceder à página do Paulo é só clicar aqui neste link em baixo:



Obrigada e até à próxima

margaridaprimeiravez@gmail.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo