Translate

Viver em Poliamor?...Três ou mais por Favor!



A nossa sociedade está estruturada para o ser humano viver em monogamia não é verdade? Ficar com uma pessoa a vida inteira de preferência, é sinal que tudo deu certo na relação e que o amor realmente existe, certo? Pode não existir? Bem…isso é outra conversa.
O conceito de mãe, pai, cão, papagaio periquito e final feliz é o «sonho» vendido à sociedade.

É legitimo todos os sonhos são importantes, mas que venham da nossa cabeça, não impostos mas realmente sentidos.

As pessoas esquecem-se de que toda e qualquer forma de amor é valida, e não fazem o menor esforço para se colocarem na pele da outra pessoa, no coração da outra pessoa, mas quando esse alguém o ousa fazer…quem ganha? O amor. Só ele importa…


Sou Poliamor e então? Não, por acaso não sou mas podia ser! Eu sonho com o príncipe encantado e o final feliz, mas eu vivo em amor, eu coloco-me no lugar do outro, eu aceito eu entendo, eu apoio eu liberto a minha energia da aceitação...E aceitar o mundo e as pessoas que nele vivem dá uma força brutal. Experimentem…


Bem, vamos ao centro da questão o que é o Poliamor? O Poliamor é digamos um modo de vida, é uma opção amorosa feita pelo coração de querer dividir o seu amor com mais de uma pessoa! Sejam relações íntimas, sejam apenas de afetos mas com várias pessoas ao mesmo tempo.

Mas agora vocês perguntam: «Mas eu tenho namorada/o e tenho sexo com outras, sou Poliamor?» …Eu que não sou doutora nem psicóloga, respondo: «Podes não ser Poliamor, mas a tua namorada/o é cornuda é! (Risos) e porquê? Porque ela não sabe…a isso chama-se traição. O poliamorismo tem a base do consentimento de ambas as partes, é sincero!

 


Este conceito é praticamente condenado por parte dos ocidentais, pois a monogamia ganha a exclusividade em relação ao amor, tudo o resto anda de «bengala» a apalpar terreno.

Não tenho a noção se existem muitos ou poucos casos destes em Portugal, se é uma realidade camuflada ou se simplesmente têm vergonha de assumir um coração assim tão grande onde cabe sempre mais um, mas tal como os homossexuais estão a dar cartas e revolucionar as mentalidades, qualquer dia vemos um lindo «casal» a três ou a quatro a passearem num por-do-sol de fim de tarde no tejo…e então?

 

As regras são bem claras, mas existem algumas diferenças vamos conferir:

Poligamia: Quando alguém casa com várias pessoas com a aceitação de todos os envolvidos.

Polifidelidade: caracteriza-se por haver relacionamento sexual e amoroso pelas pessoas que pertencem ao «grupo».

Relacionamento Mono-Poli: É o que se costuma dizer…um come apenas feijão com arroz o outro vai comendo vários tipos de marisco…Ou seja um dos parceiros é monogâmico, mas aceita que o seu companheiro/a tenha relações poligâmicas.


Aposto que a maior parte dos homens queria ter um relacionamento Mono-Poli não?


Vamos lá ver uma coisa, também as redes sociais motivam as extra-relações isso no meu «ver», ao dar ideias, dicas, a facilitar conhecimentos, encontros etc, digamos que é meio caminho andado para o sucesso do Poliamor…

Depois as pessoas esquecem-se de se conquistarem todos os dias como se fosse a primeira vez…Pensam: «há já namoramos há anos», ou «ela/ele só tem olhos para mim!» e pronto, ficam desleixados, não se cuidam não cuidam do parceiro, não cuidam do amor, tomam tudo por garantido…até que…o que era a dois passou a ser a três…


Por vezes noto também que o homem e a mulher querem viver uma sexualidade na terra que só deve existir no espaço! Como? É preservativos que levam à lua, é lubrificantes que levam ao céu! Querem fazer amor, fazer sexo com o parceiro de quinhentas mil formas diferentes, como se fossem descobrir vida em outro planeta, e quando isso não acontece, «abrem os olhos» olham para o lado e…Poliamor…
Declarado ou Camuflado? Mas é o que eu digo…viva a liberdade…


Por vezes a falta de carinho e atenção da pessoa que está ao nosso lado, pode motivar a isso…por isso há que cuidar do jardim, aparar a relva estão a ver? E depois regar…Se não devido a estas necessidades emocionais e por vezes corporais de um dos lados leva à traição ou ao Poliamor…

E o ciúme? Pois…no Poliamor há que aprender a partilhar a dividir…Todos aprendemos isso em pequenos, certo?

 

Para quem vive em Poliamor porque será que um coração, um amor não basta? É simples, porque é que as pessoas também não ficam só com um carro? Uma casa? Um emprego? Um amigo? Um filho? Porque o ser humano tem a necessidade de ter vários bens que não precisa, e mais relações descartáveis para ostentar o ego...
Por vezes a ostentação e a quantidade superam a qualidade. Mas não fugindo à real questão que é viver com uma pessoa Poliamorosa, acredito que em relação aos sentimentos e ligações emocionais este tipo de pessoa goste de dividir/partilhar com mais de uma pessoa as suas emoções e ligações mais intimas, em vez de centrar todo o seu foco apenas em uma.

No fundo quem já não teve dois amores não é? Acho que somos todos um pouco Poliamorosos uns com os outros, não damos é conta…ou fingimos que não…O que «nos mata» é a opinião da sociedade é o medo de enfrentar o maior poder que temos dentro de nós…O Coração…


Se conheçes alguem que vive em poliamor escreve-me:

Namasté...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!

© Margarida Menezes - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Profissão: Rosa. Tecnologia do Blogger. imagem-logo